sábado, 21 de fevereiro de 2009

UVA - SOBRAL - CURSO DE LETRAS - CRONOGRAMA DAS AULAS DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM -2009.1





Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - Curso de Letras

CRONOGRAMA DAS AULAS DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM -2009.1


Prof. Vicente Martins

ENCONTRO/MÊS/DIA/ATIVIDADES ACADÊMICAS/FERIADOS

1. 03/03

Apresentação do professor e da disciplina Aquisição da Linguagem: plano docente e plano da disciplina. Aplicação da ficha de informações discentes. Orientação para leitura do material didático. recomendação da leitura de: STERNBERG, Robert. J. Psicologia cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2008. [Capítulo 9, p.294-325]

2. 03/05

Apresentação das principais questões da Unidade I - A Linguagem no âmbito da Psicologia e da Lingüística. Linguagem: natureza e aquisição. Leitura crítica de STERNBERG, Robert. J. Psicologia cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2008. [Capítulo 9, p.294-325]. Questões factuais, analíticas, criativas e práticas

3. 03/10
Estudo de STERNBERG, Robert. J. Psicologia cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2008. [Capítulo 9, p.294-325] através de questões factuais, analíticas, criativas e práticas.

4. 03/12

Estudo de STERNBERG, Robert. J. Psicologia cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2008. [Capítulo 9, p.294-325] através de questões factuais, analíticas, criativas e práticas

5. 03/17

Estudo de BALIEIRO JR, Ari Pedro. Psicolingüística. In MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina. (orgs.). Introdução à lingüística: domínios e fronteiras, v.2. São Paulo: Cortez, 2001. pp.171-201 através de questões factuais, analíticas, criativas e práticas

6. 03/19

Feriado: São José – Padroeiro do Ceará

7. 03/24

Estudo de BALIEIRO JR, Ari Pedro. Psicolingüística. In MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina. (orgs.). Introdução à lingüística: domínios e fronteiras, v.2. São Paulo: Cortez, 2001. pp.171-201 através de questões factuais, analíticas, criativas e práticas

8. 03/26

Estudo de SCARPA, Ester Mirian. Aquisição da linguagem. In MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina. (orgs.). Introdução à lingüística: domínios e fronteiras, v.2. São Paulo: Cortez, 2001. pp.203-232 através de questões factuais, analíticas, criativas e práticas

9. 03/31

Estudo de SCARPA, Ester Mirian. Aquisição da linguagem. In MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina. (orgs.). Introdução à lingüística: domínios e fronteiras, v.2. São Paulo: Cortez, 2001. pp.203-232 através de questões factuais, analíticas, criativas e práticas

10. 04/02

Entrega de artigo científico (AP1), segundo as normas da ABNT, individual ou em grupo, sobre um dos seguintes tópicos: a) tema 1: As propriedades que caracterizam a linguagem; b) Tema 2: Os processos envolvidos na linguagem; c) Tema 3: A aquisição da capacidade de utilizar a linguagem; d) Tema 4: A abordagem psicolingüística da aquisição da linguagem e e) tema 5: As abordagens teóricas da Aquisição da Linguagem

11. 04/07

Estudo de AIMARD, Paule. O surgimento da criança na criança. Porto Alegre: Artmd, 1998. [ Capítulo 2, p.55 a 103] através de questões factuais, analíticas, criativas e práticas.

12. 04/09

Feriado: Paixão de Cristo

13. 04/14

Estudo de AIMARD, Paule. O surgimento da criança na criança. Porto Alegre: Artmd, 1998. [ Capítulo 2, p.55 a 103] através de questões factuais, analíticas, criativas e práticas. orientação para a elaboração de +
um Glossário de Termos Psicolingüísticos Relacionados com a Aquisição da Linguagem, a título de um trabalho, em grupo, seguindo as orientações metodológicas do professor e o rigor do trabalho cientifico e normalização da ABNT. Este Glossário deve conter, pelo menos 500 verbetes e seguir as orientações lexicográficas.

14. 04/16

Estudo de AIMARD, Paule. O surgimento da criança na criança. Porto Alegre: Artmd, 1998. [ Capítulo 2, p.55 a 103] através de questões factuais, analíticas, criativas e práticas.

15. 04/21

Feriado: Tiradentes

16. 04/23

Estudo de AIMARD, Paule. O surgimento da criança na criança. Porto Alegre: Artmd, 1998. [ Capítulo 2, p.55 a 103] através de questões factuais, analíticas, criativas e práticas.

17. 04/28

Estudo de AIMARD, Paule. O surgimento da criança na criança. Porto Alegre: Artmd, 1998. [ Capítulo 2, p.55 a 103] através de questões factuais, analíticas, criativas e práticas.

18. 04/30
Estudo de AIMARD, Paule. O surgimento da criança na criança. Porto Alegre: Artmd, 1998. [ Capítulo 2, p.55 a 103] através de questões factuais, analíticas, criativas e práticas.

19. 05/05

Estudo de AIMARD, Paule. O surgimento da criança na criança. Porto Alegre: Artmd, 1998. [ Capítulo 2, p.55 a 103] através de questões factuais, analíticas, criativas e práticas.

20. 05/07

Entrega de artigo científico (AP1), segundo as normas da ABNT, individual ou em grupo, sobre um dos seguintes tópicos: a) tema 1: A aquisição da linguagem no primeiro, segundo e terceiro ano de idade; b) Tema 2: As características da linguagem na criança na educação infantil (pré-escola); c) Tema 3: As estratégias da criança para a aquisição da linguagem. Entrega também do um Glossário de Termos Psicolingüísticos Relacionados com a Aquisição da Linguagem, a título de um trabalho, em grupo, seguindo as orientações metodológicas do professor e o rigor do trabalho cientifico e normalização da ABNT. Este Glossário deve conter, pelo menos 500 verbetes e seguir as orientações lexicográficas.

21. 05/12

Estudo de AIMARD, Paule. O surgimento da criança na criança. Porto Alegre: Artemd, 1998. [ Capítulo 2, p.103 a 143] através de questões factuais, analíticas, criativas e práticas. Orientações para aplicação, discussão, análise e estudos sobre os resultados da Sondagem das dificuldades da aquisição da linguagem na educação infantil e no ensino fundamental serão apresentados em forma de seminários para os alunos em sala ou, se for possível, para os alunos do Curso de Letras. (AP2)
22. 05/14

Estudo de AIMARD, Paule. O surgimento da criança na criança. Porto Alegre: Artemd, 1998. [ Capítulo 2, p.103 a 143] através de questões factuais, analíticas, criativas e práticas.

23. 05/19

Estudo de AIMARD, Paule. O surgimento da criança na criança. Porto Alegre: Artemd, 1998. [ Capítulo 2, p.103 a 143] através de questões factuais, analíticas, criativas e práticas.

24. 05/21

Estudo de AIMARD, Paule. O surgimento da criança na criança. Porto Alegre: Artemd, 1998. [ Capítulo 2, p.103 a 143] através de questões factuais, analíticas, criativas e práticas.

25. 05/26
Estudo de SHAYWITZ, Sally. Entendendo a dislexia: um novo e completo programa para todos os níveis de problemas de leitura. Porto Alegre: Artmed, 2006. P. 101-108 através de questões factuais, analíticas, criativas e práticas.

26. 05/28
Estudo de SHAYWITZ, Sally. Entendendo a dislexia: um novo e completo programa para todos os níveis de problemas de leitura. Porto Alegre: Artmed, 2006. P. 101-108 através de questões factuais, analíticas, criativas e práticas.

27. 06/02

Estudo de SHAYWITZ, Sally. Entendendo a dislexia: um novo e completo programa para todos os níveis de problemas de leitura. Porto Alegre: Artmed, 2006. P. 101-108 através de questões factuais, analíticas, criativas e práticas.

28.06/ 04
Entrega do Relatório de Pesquisa. Apresentação de discussão, análise e estudos sobre os resultados da Sondagem das dificuldades da aquisição da linguagem na educação infantil e no ensino fundamental serão apresentados em forma de seminários para os alunos em sala (AP3)

29. 06/09
Apresentação de discussão, análise e estudos sobre os resultados da Sondagem das dificuldades da aquisição da linguagem na educação infantil e no ensino fundamental serão apresentados em forma de seminários para os alunos em sala (AP3)

30. 06/11

Feriado: Corpus Christi

BIBLIOGRAFIA DA DISCIPLINA: OBRIGATÓRIA E COMPLEMENTAR


1. AIMARD, Paule. O surgimento da criança na criança. Porto Alegre: Artemd, 1998. [ Capítulo 2, p.55 a 103]
2. BALIEIRO JR, Ari Pedro. Psicolingüística. In MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina. (orgs.). Introdução à lingüística: domínios e fronteiras, v.2. São Paulo: Cortez, 2001. pp.171-201
3. DEL RÉ, Alessandra. A aquisição da linguagem: uma abordagem psicolingüística. São Paulo: Contexto, 2006.
4. DEL RÉ, Alessandra. A pesquisa em aquisição da linguagem: teoria e prática. In DEL RÉ, Alessandra. A aquisição da linguagem: uma abordagem psicolingüística. São Paulo: Contexto, 2006. pp.13-44
5. FERNBACH, Mônica de Araújo. Escrita e interação. In DEL RÉ, Alessandra. A aquisição da linguagem: uma abordagem psicolingüística. São Paulo: Contexto, 2006. pp. 135-167.
6. FRANÇOIS, Frédéric. O que nos indica a “linguagem da criança”: algumas considerações sobre a “linguagem”. In DEL RÉ, Alessandra. A aquisição da linguagem: uma abordagem psicolingüística. São Paulo: Contexto, 2006. pp. Pp.183-200.
7. KATO, Mary A. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolingüística. São Paulo: Ática, 1990. pp. 98-138.
8. KAUFMAN, Diana. A natureza da linguagem e sua aquisição. In GERBER, Adele. Problemas de aprendizagem relacionados à linguagem: sua natureza e tratamento. Tradução de Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. pp.51-71.
9. LYONS, John. Linguagem e lingüística: uma introdução. Tradução de Marilda Winkle Averbug. Rio de janeiro: Guanabara, 1999. PP.219-243.
10. MELO, Lélia Erbolato. Principais teorias/abordagens da aquisição de linguagem. In MELO, Lélia Erbolato (Org.). Tópicos de psicolingüística aplicada. 2ª ed. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 1999. pp.25-53
11. PRÉNERON, Christiane. Distúrbios da linguagem oral e da comunicação das crianças. In DEL RÉ, Alessandra. A aquisição da linguagem: uma abordagem psicolingüística. São Paulo: Contexto, 2006. pp 63-83.
12. PUYUELO, Miguel, RONDAL, Jean-Adolphe. Manual de desenvolvimento e alterações da linguagem na criança e no adulto. Tradução de Antonio Feltrin. Porto Alegre: Artmed, 2007. p.221-276.
13. SANTOS, Raquel. A aquisição da linguagem. FIORIN, José Luiz (org.). Introdução à lingüística: I. objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2002. pp. 11-24
14. SCARPA, Ester Mirian. Aquisição da linguagem. In MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina. (orgs.). Introdução à lingüística: domínios e fronteiras, v.2. São Paulo: Cortez, 2001. pp.203-232.
15. SHAYWITZ, Sally. Entendendo a dislexia: um novo e completo programa para todos os níveis de problemas de leitura. Tradução de Vinicius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 101-133.
16. VIGOTSKI, L.S. Pensameno e linguagem. tradução de Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 200. p. 11—63.


Nenhum comentário:

Postar um comentário